O conceito SOCIAL COMMERCE é-lhe familiar? Se não é, a partir de hoje passará a ser. Este conceito é uma das grandes tendências do marketing digital para 2020 e nós vamos explicar-lhe porque poderá ser esta estratégia a chave do sucesso do seu negócio.
O social commerce pode ser definido de forma simples como o ponto de ligação entre as redes sociais e o comércio eletrónico. O caminho que o consumidor tem de percorrer para chegar até à sua loja online é não só simplificado como pode ser mais apelativo através das redes sociais da sua marca.
Assim, quando divulga os seus produtos ou a sua marca numa rede social está a praticar social commerce. Da mesma forma o social commerce ocorre quando permite aos seus consumidores, através das redes sociais da sua empresa, avaliar a experiência com a sua marca, dar a opinião sobre os seus produtos ou interagir com a marca e com outros consumidores através das suas publicações.
O consumidor mudou. Mais do que a qualidade do produto ou o preço, ele valoriza a experiência que a empresa lhe oferece durante toda a sua jornada de compra. As marcas têm de facilitar o processo de compra, mas ao mesmo tempo torná-lo único e cheio de valor aos olhos dos seus clientes. Com um público cada vez mais exigente, o comércio online viu-se obrigado a acompanhar esta mudança e as redes socias são a chave para o sucesso. E se nos últimos anos a venda online têm ganho cada vez mais força, no período pelo qual estamos a passar esta têm vindo a ser a salvação de muitas empresas. Mas investir num site é um processo que requer tempo e neste momento muitas empresas não têm esse tempo, logo vender através das redes sociais é uma boa forma de fazer chegar os produtos aos consumidores e não perder margem de lucro para a
concorrência que já está no meio digital.
Se tem dúvidas se o seu negócio precisa mesmo de utilizar as redes sociais como canal de venda, veja só os seguintes dados:
✓ A internet é o primeiro sítio onde atualmente procuramos informações sobre um produto ou serviço;
✓ Em 2019 cada pessoa passou em média 150 minutos do seu dia nas redes sociais;
✓ As redes sociais foram as responsáveis por 25,6% das vendas realizadas online no ano 2018.
✓ Em 2020 cerca de 43,3 % da população terá presença nas redes sociais
✓ A opinião e experiência dos outros clientes é mais valorizada do que qualquer prémio que a empresa possa ter ganho;
✓ Os consumidores partilham cada vez mais as suas experiências com as marcas nas redes sociais;
✓ As redes sociais vão ajudar na sua segmentação do seu público-alvo, permitindo conhecer e acompanhar os gostos do mesmo;
✓ Permitem estabelecer relações mais próximas e de confiança com os seus clientes, quando responde a comentários por exemplo, está reforçando esta relação.
Perante estes factos já sabe onde deve procurar o seu público certo? Se ele está nas redes sociais a sua empresa tem de estar também e tem de ser capaz de vender os seus produtos através das mesmas. Uma boa estratégia de social commerce garante ainda que os seus seguidores vão partilhar os produtos da sua empresa de forma gratuita. Consegue desta forma iniciar um processo de boca-a-boca no mundo digital e acredite que não existe melhor forma de conseguir credibilidade para a sua marca do que esta. E sim, todos os negócios podem vender através das redes sociais. Se tem dúvidas veja o caso da Coca-Cola. A marca utiliza uma página de Facebook totalmente direcionada para as vendas e até t-shirt com o nome da marca é capaz de vender através desta rede. A Coca-Cola criou uma relação de confiança tão grande com os seus consumidores que conseguem que estes paguem as t-shirt e ainda façam publicidade à marca quando a utilizam. Haverá melhor estratégia do que esta? É indiferente se a sua empresa comercializa um produto, um serviço, um bem de primeira necessidade, produtos de luxo ou produtos inovadores. Atualmente tudo se encontra na internet e existem consumidores para todo o tipo de produtos. O importante é saber comunicar com o seu público e mostrar os reais benefícios do seu produto ou serviço.
O segredo para uma estratégia de social commerce bem-sucedida é o conteúdo que será partilhado nas redes sociais. Estes conteúdos têm obrigatoriamente de ser de qualidade. Se não tem tempo para produzir bons conteúdos para todas as redes sociais dedique-se a uma ou duas, mas com uma qualidade de excelência. O Facebook é líder em termos de vendas, mas isto não significa que só deva apostar nesta rede social. Deve, antecipadamente, perceber quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público e qual o investimento que pretende fazer. E atenção que investimento significa acima de tudo o tempo que tem de despender para uma boa gestão das suas redes sociais.
E lembre-se os seus clientes valorizam acima de tudo a experiência que a sua empresa lhes vai proporcionar, precisam de sentir que fazem parte da marca e para isso não pode descuidar pormenores como esclarecimento de dúvidas e respostas a comentários, elogios ou reclamações. Na hora de optar ou não pela sua marca todos estes pormenores farão a diferença para os consumidores. Aproveite esta altura em que a maior parte dos utilizadores estão em casa, com mais tempo livre e que tendo as lojas físicas fechadas têm de recorrer à compra online e crie publicações que provem o real valor do que têm para lhes oferecer. Partilhar vídeos nas suas redes sociais fazendo demonstrações do seu produto ou serviço, irá desta forma criar mais empatia com o seu público e estabelecer relações de confiança. E lembre-se, defina uma estratégia a longo prazo. Um consumidor que tenha um contacto positivo com o seu produto hoje pode comprá-lo mais tarde.
Com todas estas informações já está pronto para investir na sua estratégia de social commerce?
Contacte-nos e solicite um orçamento à sua medida e boas vendas!