A importância dos conteúdos para um website

A importância dos conteúdos para um website

Nos dias de hoje vivemos num mundo altamente voltado para os meios digitais. Para a maioria de nós as respostas para as nossas dúvidas, questões e necessidades estão, muitas vezes, àdistância de um só clique. A informação disponível quer-se clara, simples e de fácil acesso.

Quando nos colocamos do lado de quem produz informação é, por isso, absolutamente pertinente pensar na importância dos conteúdos para um website, bem como quais as melhores estratégias para que a informação disponibilizada chegue ao outro lado precisamente de forma rápida, clara, simples e fácil!

A qualidade de conteúdo

Quando falamos em conteúdo digital – seja ele em forma de texto, visual ou interativo – este aparece-nos como elemento básico para o marketing de uma empresa, levando-nos diretamente ao conceito de marketing de conteúdo cuja finalidade se centra em produzir conteúdos relevantes para o leitor e ajudando na angariação e fidelização de clientes. Afinal qual o objetivo de um website?

A qualidade do conteúdo é, sem dúvida, um elemento fundamental para o sucesso de um website e importa detalhar porquê. Sabemos que é através do conteúdo que se estabelece, em primeira instância, a relação com o público e que é através desse mesmo conteúdo que uma marca se posiciona como conhecedora de determinada área, fazendo com que se torne referência de mercado. Mas porque será o conteúdo tão importante?

• Um conteúdo pode definir o número de visitantes de uma página web. Quanto melhor e mais conteúdo, maior será o número de visitantes numa página.
• Um melhor conteúdo chama a atenção de outras páginas, possibilitando assim uma referência nessas mesmas páginas. Este fator promove, e muito, o aumento do tráfego e também o ganho de novos visitantes.
• Os melhores conteúdos são também fonte de alimento para as redes sociais, o que leva necessariamente a uma maior disseminação de informação no universo online permitindo assim, novamente, atrair novo público.

Um conteúdo diferenciador

Quando fazemos uma pesquisa na internet sobre determinado assunto encontramos inúmeras páginas como resultado dessa pesquisa. Mas afinal, o que as diferencia? O conteúdo é, sem dúvida, o elemento diferenciador. A informação disponível ao leitor é o que irá começar por determinar o sucesso de uma, ou de outra página.
O recurso a um bom SEO (Search Engine Optimization) pode ser um forte aliado para que o meu conteúdo seja um sucesso em ambiente web. O SEO traduz-se num conjunto de técnicas que permitem manter o nosso site no topo dos motores de busca e com que se torne, assim, mais acessível a quem procura determinado tipo de informação.

As boas práticas para um conteúdo de sucesso

Depois de percebermos a importância de um conteúdo com qualidade para o sucesso de um website, importa também chamar a atenção para algumas das boas práticas que nos levam a que esse conteúdo seja bem-sucedido em ambiente online e que a informação chegue ao outro de forma rápida, clara, simples e fácil! Fique a conhecer os 8 passos que nos permitem desenvolver um conteúdo de sucesso.

1. Quem está do outro lado?

Sabemos que um conteúdo terá tanto maior impacto quanto mais e melhor direcionado estiver para o meu público alvo e suas características. Torna-se imperioso, antes de mais, definir a persona a quem nos dirigimos. Quem é? Que idade tem? Quais os seus interesses? Que informações procura? A resposta a estas perguntas permite-nos iniciar uma melhor estratégia de SEO quando escrevemos para um website e, por conseguinte, promover um maior engagement com o consumidor final.

2. Palavras-chave

São várias as estratégias às quais podemos recorrer para conseguir um conteúdo vencedor. O recurso ao uso de palavras-chave, as chamadas keyworks, é uma delas. Utilizar o conhecimento que temos sobre o nosso público alvo e recorrer à utilização de palavras-chave ao longo do texto pode fazer a diferença entre um conteúdo mais visível em ambiente web do que outro. Este é meio caminho andado para garantir um melhor posicionamento nos motores de busca.

3. Cuidado com os erros ortográficos

Para além de retirar credibilidade aos meios de comunicação, as páginas com erros ortográficos são altamente penalizadas pelos motores de busca. Escrever sem erros ortográficos é assim um fator a ter em conta para garantir o sucesso de determinado conteúdo.

4. Utilizar hiperligações no texto

Recorrer às hiperligações internas numa página web é uma forma simples de promover o tráfego de um site otimizando a sua estrutura interna. Esta possibilidade promove também uma maior resposta para as necessidades do público visitante.

5. Criar artigos relacionados

A criação de artigos relacionados no final de um artigo, por exemplo, é outra ferramenta que nos pode ajudar a aumentar o tráfego uma vez que possibilita a mobilidade do leitor dentro de um website.

6. Utilização de subtítulos

O sucesso de um determinado conteúdo tem muito a ver com a forma como este está organizado. O recurso à utilização de subtítulos permite-nos criar leituras fáceis e fluídas, mantendo assim a atenção de quem está a usufruir do conteúdo.

7. A importância dos conteúdos visuais

Quando recorremos à internet em busca de algum tipo de informação queremos que esta nos apareça de forma imediata. O recurso a imagens, infografias e vídeos são, por isso, ferramentas essenciais que permitem que a informação seja passada ao interlocutor de forma rápida e simples.

8. Mais conteúdo

Um maior número de conteúdos promove uma maior visibilidade da página web. É por isso importante desenvolver conteúdos diversos e relevantes para os visitantes de uma página se mantenham mais tempo na página, enquanto se promove uma maior confiança com a marca.

Em suma… o conteúdo, seja ele em forma de texto, visual ou interativo, é talvez o elemento mais determinante para o sucesso de um website. É o que impulsiona o clique. É o que o torna mais apetecível. É o que fideliza clientes. É o que incrementa valor a uma página, sempre e quando bem adequado ao público final. Um bom conteúdo pode, sem dúvida, fazer a diferença e ser a chave para o sucesso de uma organização.

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