Melhor Coworking em Lisboa – Cowork em Lisboa

Melhor Coworking em Lisboa – Cowork em Lisboa

Melhor Coworking em Lisboa - Cowork em Lisboa

Melhor Coworking em Lisboa – Cowork em Lisboa

Depois de corrermos os principais espaços de Coworking em Lisboa e de percebermos quais são as principais vantagens e desvantagens dos mesmos, decidimos criar este post inteiramente dedicado a esta nova forma de trabalhar.

Um espaço de trabalho profissional e barato! Inevitavelmente, este é o primeiro benefício que vem à mente. Quando somos um freelancer, ou temos um pequeno negócio com poucos colaboradores temos 3 opções:

1 –  Trabalhar em casa
2 –  Alugar um escritório
3 –  Centro de coworking

Na primeira opção trabalhar em casa não é muito profissional aos olhos dos nossos clientes ou parceiros comerciais, na segunda opção pode-se dispor de um espaço de trabalho sempre e quando se destine todos os recursos necessários para a adequação do mesmo, a terceira opção é aquela que nos permite ter um espaço profissional desde o primeiro dia sem termos que nos preocupar com nada que tenha a ver com equipamentos ou manutenção. E o melhor de tudo é ser uma solução muito mais barata e flexível do que alugar um escritório.

 

A escalabilidade do espaço e os custos

No caso de dispor de uma Startup ou uma pequena empresa , o melhor é procurar um centro de Coworking em Lisboa que oferece escalabilidade e preços baixos , é sem duvida uma solução flexível, que permite a empresa crescer em funcionários ou colaboradores.  Assim, temos mais ou menos espaço , tornando este custo , tradicionalmente fixo para um custo variável no seu plano de negócio.

 

Flexibilidade de um espaço de Coworking em Lisboa

Num centro de Coworking é possível ajustar o custo mensal do espaço com base no tempo que destinamos ser empreendedores. Nos tempos que correm muitos dos empreendedores não podem destinar 100% do seu tempo aos seus projetos, dividindo-o com outras atividades ou trabalhos por conta de outrem, por esse motivo não necessitam de um espaço diário pelo período de 8 horas. 90% dos espaços de Coworking em Lisboa dispõe de preços flexíveis e adaptados ao uso que queremos fazer das suas instalações.

 

Para todos os gostos

Assistimos a um boom na proliferação destes espaços, no entanto nem todos são iguais. Encontramos espaços orientados para pequenas empresas, a fomentar a criatividade, a dar apoio ao aspeto internacional do projeto, ao setor tecnológico, …O que sempre encontramos em todos eles é uma comunidade de coworkers com um forte espírito de colaboração e vontade de trabalhar de uma maneira diferente, como aquela que conhecemos até agora, sobretudo em grandes corporações.

 

Objetivo, melhor produtividade e mais disciplina

É certo que trabalhar desde casa é cómodo, mas também é perigoso no sentido em que não separamos a vida profissional da pessoal. Uma total dedicação ao trabalho, não há que espreitar o almoço, ou receber o canalizador para arranjar o autoclismo. Todo o tempo é dedicado ao trabalho, sem necessidade de perder tempo a gerir problemas relacionados com a internet que vai lenta, e perder horas e horas ao telefone com o serviço técnico. A vantagem é que há outras pessoas que se ocupam de todas estas tarefas, e que trabalham para tornar o nosso espaço de trabalho mais agradável. A meta de um horário de trabalho “normal” parece mais real, na medida em que se torna mais fácil desligar o computador ao final do dia e ir para casa.

 

Imagem

A maioria dos espaços de coworking em Lisboa estão situados em moradas de prestígio, bem localizados, com bons acessos e principalmente com um aspeto profissional, para que possa receber os seus clientes e fornecedores.

 

Partilhar ideias, partilhar projetos

Nos centros de coworking fomenta-se a erradicação do pudor ou receio em partilhar ideias, já que estes são considerados handicaps do desarrolho profissional. Esta é provavelmente a vantagem mais genuína e importante do coworking.

Ao partilhar projetos é possivel enriquecê-los com base nas aportações dos outros coworkers. Nenhum profisisonal é igual a outro, e é por isso que a perspetiva que estes possam oferecer será sem dúvida valiosa e importante, 3 cabeças pensam melhor do que 2. No geral os empreendedores são especializados na sua área de negócio, mas para executar um projeto completo, é necessário tocar todas as cordas, ter conhecimentos de desenho e imagem corporativa, plano de negócio, área legal aplicável. administração, etc. Numa comunidade de coworkers, é possivel encontrar profissionais de todas as áreas que podem fazer aportações complementares aos seus projetos, … já houve casos de quem tivesse encontrado o sócio indicado para executar o seu projeto.

 

Projetos cooperativos

Nos centros de coworking em Lisboa, é possível criar equipas de trabalho junto com outros coworkers de forma a executar um projeto, tornando-o um projeto corporativo.

 

Vencer o isolamento

Mais um perigo de trabalhar em casa, isolar-se e andar sempre em pijama. O intercambio com outros profissionais é muito recomendável pela motivação  como forma de evitar a apatia, além de melhorar o nosso conhecimento sobre as tendências do mercado e permitir o acesso a conhecimentos que sozinhos nunca chegaríamos a alcançar.

 

Atualização

Além de nos tornar-mos melhores profissionais pelo intercâmbio de informação e conhecimentos com a comunidade de coworkers, na maioria dos centros de coworking em Lisboa encontramos uma proposta mensal muito interessante a nível de cursos e atividades, para as mais variadas áreas como o enriquecimento pessoal ou o desenvolvimento profissional. Entre outros, fazem uso de ferramentas que ajudam na produtividade do empreendedor, conhecimento legal e administrativo, coaching para o empreendedor, etc.

 

Sem dúvida que os espaços de coworking em Lisboa são uma grande aposta de uma comunidade cada vez mais direcionada para o networking.

 

 

Os comentários estão fechados.