Transformação digital nas empresas: do negócio físico ao digital. Um guia passo a passo.

Transformação digital nas empresas: do negócio físico ao digital. Um guia passo a passo.

transformação digital nas empresas

O mundo mudou, acelerando a transformação digital nas empresas. Uma presença online tornou-se imprescindível, mas como fazer esta adaptação ? Por onde começar, que passos seguir ? Para ajudá-lo nesta mudança, elaborámos este guia passo a passo, de forma a que possa planificar com sucesso uma melhor presença digital da sua empresa.

Transformação digital nas empresas: expandir e diversificar o seu negócio

A época que vivemos é muito desafiante para a maioria dos negócios, que têm de encontrar novas formas de expansão. O teletrabalho, as entregas ao domicílio e o e-commerce, fazem agora, mais do que nunca, parte do quotidiano de todos. Assim sendo, são as oportunidades que os negócios tradicionais devem agarrar, de forma a garantir a sua continuidade.

A transformação digital nas empresas deixou de ser uma opção. Investir numa presença digital é obrigatório para toda e qualquer empresa, seja qual for a sua área de negócio. Tal não significa que tenha obrigatoriamente de vender os seus produtos ou serviços online (apesar de ser o melhor investimento que pode fazer, veja aqui porquê). Mas, ainda que não invista na sua presença online…os seus clientes falam sobre si nas redes sociais, no google e nos diferentes locais onde se procuram opiniões sobre os comércios e serviços. Quer mesmo deixar o que se diz sobre o seu negócio na mão dos outros ?

Porquê investir na internet ?

1- Pegada Digital – Sabia que o seu negócio já está na internet ?

E é isto. O seu negócio já está na internet. Digite o nome do seu negócio no google, e veja o que aparece. Comentários no facebook, reviews no google, um pedido de informações num fórum ? Não deve perder a oportunidade de responder e estar em contato com estas pessoas que falam sobre si. Se falam bem, deve agradecer os comentários positivos, fidelizando os seus clientes. Se falam mal, deve falar com o cliente para entender o motivo da insatisfação e, se tudo correr bem, ganhar de novo o cliente.

A sua pesquisa no google não gerou resultados? Devia estar preocupado. Se não conseguiu encontrar o seu negócio, como vão conseguir os seus clientes ?

2- Controle de custos 

Uma das grandes vantagens dos investimentos na internet é que saberá sempre quanto vai gastar. Seja a fazer anúncios online no google ou nas redes sociais, ao comprar um domínio e alojamento para o seu site ou loja online, seja ao contratar os serviços de um profissional, terá sempre um valor prévio, que não terá derrapagens orçamentais. Esta é uma das grandes vantagens do digital face ao comércio tradicional. 

Outra das vantagens, é que os custos das soluções digitais são consideravelmente mais reduzidos relativamente às soluções tradicionais, e trazem um retorno financeiro muito maior. Se tem dúvidas sobre os custos associados, leia este artigo e fique a saber quanto custa fazer um website. Não dispõe de orçamento para externalizar este serviço ? É muito fácil criar um website com as plataformas existentes hoje em dia. Invista na formação de uma pessoa da sua equipa, e poderá criar um número de sites infinitos para o seu negócio. A Web Design Vip pode ajudá-lo: dispomos de uma formação em wordpress, a melhor plataforma do mercado para a criação de sites internet. 

3- Rapidez e facilidade de implementação

Com o wordpress pode criar o seu site em menos de 24 horas. As plataformas digitais estão cada vez mais simples e intuitivas. Nunca foi tão fácil ter o seu negócio online ! 

Pense em todas as burocracias que teve de fazer para montar o seu negócio…começar a vender online é muito mais simples, e a procura por serviços e comércios online tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos. Esta tendência vai manter-se e consolidar-se com o tempo, por isso, é o momento de investir na sua presença online.

Transformação Digital nas empresas. Do offline ao online : Guia Passo a Passo

Para si é ponto assente que quer começar a investir na parte online do seu negócio, mas não sabe por onde começar ? Está perdido com todas as possibilidades que existem ? Sites, redes sociais, email, anúncios…em que meios investir e por onde começar ?

Antes de responder a esta pergunta, é essencial delinear uma estratégia para fazer com sucesso a passagem do offline ao online. Para mais informação sobre este processo e as etapas de criação de um website, veja aqui um dos nossos exemplos de sucesso, a empresa Comfortfilm. 

1- Qual o seu nicho de mercado ? Definição do público – alvo / Persona

Observe o seu negócio. Quem são os seus clientes ? Porque o escolhem a si ? Qual a utilização que fazem da internet ? Responder a estas perguntas é o primeiro passo para construir uma estratégia de sucesso no digital. Ao conhecer os seus clientes e a razão pelo qual o escolhem, saberá melhor quem é o seu público-alvo e poderá desenhar a persona à qual tem de dirigir. 

Imagine que quer vender os seus serviços na área da restauração, por exemplo. Qual o prato com mais saída no seu menu ? Que tipo de clientes tem ? Em que trabalham ? São pessoas de muitos ou poucos rendimentos ? Compram online ? Se não compravam, passaram a comprar ? Se não consegue responder a estas perguntas, ligue a um dos seus clientes mais próximos e peça que o ajude a responder a estas perguntas. Terá de priorizar os serviços e produtos que vai vender online, e para tal é necessário conhecer bem o seu negócio.

2- A sua proposta de valor única: Unique Selling Proposition

O que o diferencia da concorrência ? Cada negócio deve conhecer também a sua proposta única de valor, ou Unique Selling Proposition. Se vai transformar o seu restaurante num take-away com possibilidade de encomenda online, por exemplo, é importante saber porque os seus clientes vêm ter consigo e não à concorrência. É pela qualidade dos produtos ? Pelo preço ? Porque confiam em si ? Porque sabem que nunca desilude ? Pelo menu ? 

Precisa de saber exactamente o porquê, e potenciar esse aspecto na identidade do seu negócio. É esse prato, esse preço, essa característica única, tão particular ao seu negócio, que vai fazer com que mais clientes, com as mesmas características dos seus clientes fiéis, encontrem o seu negócio e se fidelizem como novos clientes.

3- Marketing digital, essencial para uma transformação digital de sucesso

Hoje em dia, o marketing digital tem uma série de ferramentas que farão o seu negócio expandir-se de formas que nunca imaginou. 

Poderá simplesmente investir num site ou loja online e trabalhar bem a parte de SEO, de forma a ser indexado e encontrado facilmente pelo google. Aliás, este é um investimento essencial e a base de toda e qualquer estratégia online. No entanto, é muito importante complementar este esforço com outras ferramentas existentes no marketing. Um bom SEO apresenta resultados a longo prazo, e é importante investir igualmente noutras ferramentas que lhe trarão resultados no curto prazo.

Após o lançamento do seu site ou loja, e correspondentes redes sociais, é importante que faça um investimento inicial em publicidade online – nas redes sociais e no google. 

As possibilidades são inúmeras e quanto mais investir, mais retorno terá no seu negócio ! Veja aqui todos os serviços que a Web Design Vip pode fazer para uma transformação digital de sucesso !

 

Os comentários estão fechados.