Mercado Digital: 5 tendências a seguir para vender online com sucesso

Mercado Digital: 5 tendências a seguir para vender online com sucesso

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Photo by Marjan Grabowski on Unsplash

O mercado digital tem assistido a um crescimento exponencial. Numa época que trouxe a necessidade de comprar a partir de casa, o mercado digital tem sido a resposta à nova procura dos consumidores. O mercado digital é também a grande oportunidade dos negócios tradicionais se reinventarem e complementarem a sua atividade com as vendas online. 

Fique a conhecer as mais recentes tendências do mercado digital, e como as deve utilizar a favor do seu negócio. 

Mercado Digital: Como vender online ?

Hoje em dia existem várias formas de vender online. Com um site de ecommerce, nas redes sociais ou num marketplace, existem várias plataformas para apresentar e divulgar os seus produtos. Vamos ver em detalhe cada uma delas.

Site Ecommerce – Loja Online

Ter uma loja online com o seu domínio próprio é a forma mais segura de ter o seu negócio online. Com um investimento mínimo (cerca de 50 euros), pode comprar o seu nome de domínio personalizado e o alojamento para a sua loja. É possível aprender a desenvolver, de forma fácil e rápida, a sua loja online. A Webdesignvip dispõe de uma formação wordpress, a melhor plataforma para realizar sites e lojas online. Aprenda todas as dicas e truques para construir uma loja online de sucesso !

Ter uma loja online com o domínio próprio é ser o dono do seu próprio mercado digital. É uma propriedade que é sua e terá sempre o controlo total sobre ela. O mesmo não se aplica às outras modalidades de mercado digital que vamos observar mais em detalhe – as redes sociais e os marketplaces. Nestas plataformas nunca terá uma loja sua, estará sempre dependente das decisões e estratégias das mesmas. Se uma rede social decidir que não mostra as suas publicações a ninguém e que para as mostrar terá que pagar…não há nada que possa fazer.

Por isso, não nos cansamos de o dizer: um site próprio ou uma loja online própria, devem ser a base do seu posicionamento no mercado digital. Terá sempre total controlo sobre ela. Quer saber quanto custa fazer um website ? Leia este artigo que escrevemos sobre o assunto. 

Redes Sociais

Plataformas como o Facebook, o Instagram ou o Pinterest oferecem a possibilidade de vender diretamente na plataforma, de forma gratuita, rápida e simples.

Quais as vantagens do mercado online destas plataformas ? 

Vender online pelas redes sociais permite-lhe testar a receptividade das suas ideias e produtos sem um grande investimento inicial de tempo e dinheiro. Numa fase mais avançada do seu negócio, são um complemento indispensável para gerar tráfego para o seu site ou para apresentar e testar a introdução de novos produtos.

Quais as desvantagens?

Ter apenas uma presença nas redes sociais não confere o mesmo profissionalismo que uma loja online. Os seus clientes terão mais confiança ao fazer uma compra numa loja online do que numa rede social. Uma loja baseada apenas numa rede social, não confere a mesma impressão de confiança e de solidez. 

A outra grande desvantagem, como referimos acima, é ficar à mercê da estratégia destas plataformas e não ter total controlo no seu negócio.

Marketplace

Existem vários exemplos de marketplaces com grande notoriedade : o Aliexpress, a Amazon, o Olx, o CustoJusto, ou ainda o marketplace do Facebook. A Amazon ou o Aliexpress, tratam-se de plataformas onde poderá ter alojada a sua própria loja online. Já o Olx ou o CustoJusto funcionam mais como plataformas de pequenos anúncios. 

Em todos os casos, as vantagens e as desvantagens são semelhantes às da venda online em redes sociais: são plataformas onde pode começar a vender de forma rápida e imediata, mas onde nunca terá controle sobre a sua loja. São plataformas que têm um elevado número de visitas, e que por isso lhe permitem angariar novos clientes com relativa facilidade, mas que têm também custos associados para que possa ter vários anúncios a decorrer em simultâneo. 

São excelentes plataformas para utilizar como complemento da sua loja online, ou para gerar visitantes para o seu site.

Para vender online com sucesso numa sociedade em plena mutação, é necessário estar atento às mais recentes tendências. Venha connosco e veja as tendências nas quais devem investir no seu negócio para aumentar as suas vendas.

5 tendências do mercado digital atual que deve seguir para vender online com sucesso

1 – Transmissões ao vivo

Cada vez mais marcas estão a investir nas transmissões ao vivo em plataformas como o Instagram, o Facebook ou o Youtube. E porquê ? Porque estas transmissões têm encontrado uma adesão crescente do público! 

Crie a sua estratégia: aproveite para mostrar em direto o processo de confeção das refeições do seu restaurante em take-away, de modo a garantir a confiança dos seus clientes. Estas transmissões em que se mostram os bastidores alimentam sempre o lado “voyeur” e curioso que todos temos…por isso use e abuse desta estratégia !

Pode também aproveitar para fazer uma sessão de perguntas e respostas com os seus clientes sobre o seu negócio…as possibilidades são infinitas !

Estes diretos nas redes sociais também lhe vão permitir vender online com mais sucesso, pois estas plataformas querem potenciar a utilização desta funcionalidade. Assim, cada vez que fizer um direto, o algoritmo da plataforma vai potenciar a divulgação do seu perfil junto de mais potenciais clientes. 

Quer mais razões para começar a fazer diretos nas redes sociais? 

2 – Mobile Marketing

Os smartphones têm sido os grandes aliados da população em todas as mais recentes mudanças no mundo. Se antes do coronavírus já a maioria das pessoas acedia à internet através do seu telemóvel, durante e após a pandemia, esta tendência consolidou-se de vez. Por isso, já não estamos em época de “mobile first”, mas sim de “mobile only”. 

Quer isto dizer que deve pensar a sua loja online primeiro para utilização em telemóveis e só depois, em desktop. Que investir numa app nunca fez tanto sentido. E que a primeira pergunta a fazer é: “como é que isto fica no telemóvel ?”

3 – Geomarketing

Curiosamente, apesar do mercado digital permitir a compra de produtos de todo o mundo…nunca foi tão importante investir em marketing local ! O uso de smartphones veio facilitar o marketing dirigido às pessoas que estão na localidade do seu negócio. Anúncios no Google, no Facebook ou no Instagram permitem-lhe dirigir as suas publicações à localização pretendida e chegar às pessoas a quem quer vender online.

Assim, é o momento ideal para fazer publicidade nestas plataformas. Quer fazer publicidade às novas entregas a domicílio do seu supermercado ou restaurante? Quer dizer aos seus clientes que faz serviços de canalização e eletricidade a domicílio ? É o momento ! Sabia que pode escolher exatamente o bairro onde quer anunciar online ? Fale connosco e fazemos isso por si !

4 – Web Analytics

Outra das grandes vantagens do mercado digital é possibilitar o acesso aos números em tempo real. Consegue saber de onde são os seus visitantes, quantos são, que páginas visitam e se voltam ao seu website. Estas são apenas algumas das métricas a que pode ter acesso com as funcionalidades de web analytics.

Conhecimento é poder e é a possibilidade de adaptar o seu negócio ao que o seu cliente procura e ao que resulta melhor para o seu negócio. Vai perder esta oportunidade ?

5 – Autenticidade

Ao repensar tudo aquilo que o ser humano dava por adquirido e o discurso formatado de vendas, o público desenvolve cada vez mais anticorpos aos discursos de vendas vazios e sem humanidade.

Pense na sua loja e na sua marca como uma pessoa. Se ela fosse uma pessoa, como seria? É essencial desenvolver a voz da sua marca. Nada dará mais confiança ao seu cliente do que ouvir uma voz humana, autêntica e que partilha dos mesmos valores. 

O mercado digital do presente e do futuro, é humano.

Ainda não sabe que passos seguir para começar a vender online no mercado digital ? Leia o nosso guia passo a passo para planificar a transformação digital da sua empresa.  

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