Dúvidas sobre o domínio e alojamento para sites e blogs

Dúvidas sobre o domínio e alojamento para sites e blogs

Dúvidas sobre o domínio e alojamento para sites e blogs

Dúvidas sobre o domínio e alojamento para sites e blogs

O que é o domínio?

O domínio é a direção web do seu site ou blog, ou seja, é a criação de um endereço do género ‘www.oseublog.com’ ou ‘www.oseublog.pt’. Um domínio, ao ser comprado, mais ninguém o pode comprar, tornando a direção do seu blog ou site única no mundo da internet. Existem vários tipos de extensão de domínios como por exemplo: .com, .pt, .org, .net, etc. Os domínios são pagos por um período mínimo de 1 ano, sendo que os valores variam de empresa para empresa. E devem ser renovados dentro do prazo, pois caso não renove o seu domínio perde o direito à sua utilização, e arrisca-se a que, passado um tempo, alguém crie um blog ou site utilizando esse domínio.

Onde comprar o domínio?

Normalmente, compra-se o domínio onde se compra o alojamento, por uma questão de organização é recomendável que ambos sejam comprados no mesmo sítio.

O que é o alojamento?

O alojamento, é um local que serve de arquivo a todos os dados do seu blog ou site. No caso de usar WordPress, o alojamento é o local onde vai guardar todos os arquivos do WordPress e o tema que quer usar, assim como as imagens que utilizar no seu blog. Normalmente, o alojamento pode ser pago de forma semestral, mensal ou anual.

A maioria dos alojamentos têm um painel de administração que lhe permite fazer o upload de dados/arquivos, criar usuários FTP, emails personalizados, etc. Cada painel varia de acordo com o tipo e plano do alojamento que escolher.

O que são os planos do alojamento?

Os planos do alojamento variam de acordo com o alojamento que escolhe. Para mais informações, pode sempre consultar o suporte do alojamento que cada site oferece.

Há alojamentos com planos que limitam o tráfego. O tráfego é o número de visitas que o blog ou site  recebem, ou seja, quantas mais visitas tiver, maior é o tráfego do seu blog ou site. Normalmente, o valor do limite do tráfego de um plano de alojamento é referente ao mês corrente. Sendo que, se chegar ao limite de tráfego, o seu blog ou site poderá ficar indisponível e só voltar a ficar online no mês seguinte. Mas esta situação varia de alojamento para alojamento. Outro limite dos alojamentos é o espaço em disco para armazenar arquivos ou imagens. Se chegar ao limite de espaço em disco disponível no seu alojamento, o seu blog ou site não fica indisponível, mas não poderá fazer upload de novas imagens ou arquivos. Recomendo assim que não faça upload de imagens muito pesadas. Quanto maiores e mais pesadas forem as imagens, mais espaço em disco ocupam no alojamento. Além do que, isto pode também influenciar o tráfego do seu blog.

Os comentários estão fechados.