Como construímos o novo website da Comfortfilm – Películas para Automóveis e para Arquitetura

Como construímos o novo website da Comfortfilm – Películas para Automóveis e para Arquitetura

películas para automóveis

A Comfortfilm, empresa com mais de dez anos de atividade no setor das películas para automóveis e para arquitetura, entrou em contato com a Web Design Vip com um novo desafio: redefinir a estratégia de marketing digital e criar um novo website.

A marca propõe uma ampla gama de produtos para arquitetura, a saber: estores interiores e exteriores, revestimentos decorativos que podem ser aplicados a vários elementos de construção, películas de segurança e películas térmicas que ajudam a garantir a eficiência energética dos edifícios. Na área das películas automóveis, dispõem igualmente de várias opções homologadas pelo IMTT.

A necessidade de uma nova estratégia

Quando reunimos com a equipa da Comfortfilm, foi-nos pedida a criação de um site de fácil navegação, com várias galerias de produtos. O design deveria ser simples e ao mesmo tempo contemporâneo, de acordo com as tendências de um mercado de construção em renovação. Foi assim definido o principal objetivo do website: a obtenção de leads qualificadas, através do formulário de pedido de orçamento. 

O posicionamento no Google era também uma preocupação para a equipa da Comfortfilm. Portanto, ficou estabelecido que o SEO seria uma das prioridades do novo website, potenciando o referenciamento no Google de cada um dos produtos.

A construção do website teve em conta 7 passos essenciais:

1- Definir o tom da marca Comfortfilm e o público-alvo
2- Definir a identidade corporativa e o design gráfico
3- Construir a estrutura do website
4- Destacar os produtos-estrela: um slider para as películas para arquitetura, películas para automóveis e películas de segurança
5- A importância dos call-to-action
6- SEO e marketing de conteúdo
7- Testemunhos reais: garantia de qualidade

Inspire-se com o nosso processo de criação do website da Comfortfilm em 7 passos essenciais: 

1- Definir o tom da marca Comfortfilm e o público-alvo

A Comfortfilm dirige-se tanto a um segmento B2B, como aos clientes individuais. O tom geral da marca foi definido de acordo com o seu ADN: transparente, simples e eficaz. No entanto, é necessário fazer as devidas adaptações de tom em função dos diferentes tipos de clientes e produtos. 

Produtos como as películas de segurança, películas para automóveis ou películas térmicas, terão associadas uma linguagem mais prática: a descrição das características dos produtos, as suas principais vantagens e qual o seu valor acrescentado.

Por outro lado, os revestimentos decorativos, apelam à imaginação e terão de ter uma linguagem adaptada ao cliente que procura criar ambientes de excepção.

De facto, o público-alvo da Comfortfilm é composto por diversas personas: o investidor que remodela os seus imóveis, a empresa de construção que procura a melhor qualidade-preço, o particular que remodela a sua casa. A definição destas personas foi uma fase do processo essencial para criar uma estrutura de site eficaz.

2- Definir a identidade corporativa e o design gráfico

Tendo em conta o público-alvo, o design do website da Comfortfilm teria de aliar estética e praticidade

Foi assim criado um novo logotipo, que remete para a eficiência energética e para a inicial do nome da marca. A cor amarela reforça a imagem de dinamismo e criatividade.

A fonte utilizada é contemporânea, fina e sem serifa. De fácil leitura, ajuda a criar a imagem de uma marca dos dias de hoje, simultaneamente prática e elegante.

A nível gráfico, seguimos as últimas tendências, ao valorizar o trabalho da empresa com sliders de imagens em alta definição, e com uma estética moderna. Apostamos igualmente nas animações, o que torna o scroll mais dinâmico e apelativo.

Todas estas funcionalidades são potenciadas pela plataforma wordpress, a melhor ferramenta do mercado para a criação de websites. Podemos fazer por si o mesmo que fizemos pela Comfortfilm, mas é muito simples, após a formação adequada, construir o seu website em wordpress. 

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3- Construir a estrutura do website

Tendo a Comfortfilm uma ampla gama de produtos, criámos uma estrutura com categorias e sub-categorias, de acordo com as características dos mesmos. É nesta etapa que se decidem quais os menus e sub-menus a criar. Igualmente, é muito importante que cada produto tenha a sua página, de forma a que o trabalho de SEO se possa fazer corretamente. 

Para tal, elencámos com a empresa todos os produtos existentes, e desenhámos num excel quais as categorias e sub-categorias de cada produto. Esta é também a primeira parte do trabalho de SEO, já que a cada página, deve ser atribuída uma palavra-chave diferente.

4- Destacar os produtos-estrela: um slider para as películas para arquitetura, películas para automóveis e películas de segurança

Um dos grandes diferenciais da Comfortfilm face aos concorrentes, é o vasto catálogo de películas para arquitetura e películas para automóvel. Era por isso muito importante criar um destaque especial para estes produtos. A forma encontrada para esse destaque foi a criação de sliders modernos, com fotos em grande formato, que convidam de imediato o cliente a saber mais. 

Também os subtítulos presentes nos sliders dizem muito com o mínimo de palavras. A título de exemplo, no slider das Películas para Automóveis, podemos ler em subtítulo: “Ampla gama de películas para automóveis, homologadas e com garantia”. Em três expressões, o cliente fica a saber quais as principais vantagens das películas para automóveis da Comfortfilm. É por isso muito importante criar os títulos e os subtítulos eficazes, que farão o visitante clicar para visitar outras páginas, melhorando as suas métricas, como a CTR e a Bounce Rate. (Não conhece estas métricas e a importância que podem ter para o seu negócio? Fale connosco,e nós explicamos tudo!)

5- A importância dos call-to-action

As chamadas para a ação, ou call-to-action são elementos cruciais no seu website. Normalmente assumem a forma de um botão, com uma cor diferenciada dos restantes elementos do site, que convidam o utilizador a realizar uma ação específica. Alguns exemplos de call-to-action: “Peça o seu orçamento”, “Saiba mais”, “Reserve já”. No caso da Comfortfilm, o call-to-action (CTA), escolhido foi um botão vermelho com a menção “Orçamentos grátis”.

Cada página do seu website deve ter um objetivo. O objetivo deve ser sempre aproximar mais o seu cliente da compra. Esse caminho do cliente é o chamado funil de vendas: o percurso que o cliente faz desde o momento que conhece a sua marca, reconhece a sua fiabilidade, equaciona as opções, e finalmente efectiva uma compra. É cada vez mais frequente este ser um caminho longo se o cliente ainda não tem uma relação próxima estabelecida com a marca.

Por isso, os CTA servem para que convide o seu cliente a tomar uma ação que o faz avançar neste caminho até à compra. Visitar uma página de apresentação de um produto, subscrever uma newsletter e claro, fazer um pedido de contacto ou de orçamento. Todas estas acções aproximam o seu potencial cliente de uma venda, e é essencial que o website este construído de forma a levar o cliente a tomar as ações que o aproximam da sua marca!

6- SEO e marketing de conteúdo

Hoje em dia ter bom conteúdo não chega, é essencial saber disseminar o seu conteúdo de forma a ser encontrado pelo seu potencial cliente. Cada vez mais a internet, e as pesquisas no Google, são uma fonte de novos clientes para as marcas e PME’s. Por isso, o investimento num website bonito só faz sentido com um investimento igual na profissionalização do seu conteúdo.

SEO, ou search engine optimization, é este processo de adaptar o seu conteúdo para que seja encontrado no Google, ou por outros motores de busca. O primeiro passo é pesquisar quais as expressões com maior volume de pesquisa e adaptar o conteúdo a essas palavras- chave, de forma a melhorar o ranking das suas páginas.

A título de exemplo, para as películas automóveis, a nossa equipa pesquisou qual seria a palavra-chave mais pesquisada. Deveríamos escolher “películas para automóveis”, “películas automóveis” ou “películas automóvel”? Há realmente uma diferença na forma como são pesquisados os produtos e é importante ir de acordo à forma como pesquisam os utilizadores. Verificámos que a expressão “películas para automóveis” era a mais pesquisada, com um nível de concorrência que nos permitiria posicionar a Comfortfilm nas primeiras posições. Decidimos, por isso investir nesta palavra-chave, e este processo foi feito para todas as páginas do site.

7- Testemunhos reais: garantia de qualidade

O que fazer para aumentar a confiança na sua marca? Isso mesmo, incluir no site os testemunhos reais dos seus clientes satisfeitos. Uma marca pode afirmar que é a melhor do mercado…mas é a própria marca que o diz! Ter testemunhos reais humaniza a sua marca e ajuda a construir um sentimento de confiança por parte do utilizador. 

No caso da Comfortfilm, uma empresa com mais de dez anos de existência, tínhamos vários testemunhos que pudemos utilizar no website. Recolher os testemunhos dos seus clientes é imprescindível. Trata-se do boca a boca moderno no mundo digital! No fundo, deve aplicar na sua estratégia digital os mesmos princípios que aplica na sua estratégia fora da internet. Sim, a reputação é mais importante do que nunca!

Nós ajudámos a Comfortfilm a ter melhores resultados e também o podemos ajudar a si! Se procura melhorar a sua presença online, nós podemos ajudá-lo. Fale connosco!

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